25 de fevereiro de 2009

Segredos de um Bom Lançador

Sérgio Ramos dá a receita:

Sérgio Ramos é um exímio lançador, garantidamente um dos melhores jogadores a actuar na Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB) e os números não mentem. Em média converteu 69 por cento dos lançamentos de 2 pontos (118/81), 43 por cento de 3 pontos (74/32) e 89 por cento de lances livres (83/74) que realizou até ao momento na prova. Nesta curta entrevista o jogador do Benfica explica em detalhe os segredos de um bom atirador.
O que considera ser fundamental para se ser um bom lançador?
Em primeiro lugar é importante ter uma correcta técnica de lançamento – quanto melhor for a mecânica do lançamento melhores serão as percentagens. O treino é fundamental, são necessárias muitas horas para se aperfeiçoar a mecânica e é importante treinar sempre à máxima velocidade. A selecção dos lançamentos no jogo é um aspecto essencial – há que ter a inteligência para procurar os lançamentos e as situações mais cómodas, bem como os locais de onde sabemos que teremos mais êxito. Por último, é preciso ter alguma pontaria e esperar que a bola entre!

É uma característica inata ou que pode ser desenvolvida ao longo do tempo?
Acho que ninguém nasce a saber lançar ao cesto! Um bom lançador requer muitas horas de treino e não acredito que seja apenas uma questão de pontaria. É necessário bastante trabalho.
Faz algum trabalho específico para melhorar o lançamento?
Faço sempre horas de trabalho extra. Para mim é fundamental treinar muito a mecânica do gesto. Treino as diferentes situações, saindo dos bloqueios indirectos com e sem drible; após bloqueio directo; receber e tirar, etc... É extremamente importante trabalhar sempre à velocidade de jogo pois é a essa velocidade que terei que lançar no encontro. Se treinar a uma velocidade mais lenta poderei até ter percentagens mais elevadas mas não me servirá de nada para as situações reais de jogo...
A questão mental também é importante para se ser um bom lançador?
É fundamental para tudo, não apenas para lançar ao cesto! A mente é a parte mais importante para se jogar basquetebol. Os grandes lançadores também têm maus dias e têm de ser fortes mentalmente, têm de ter a confiança para continuar a lançar e não se deixar intimidar com os erros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom artigo, uma referência, um modo de estar no basket, um exemplo para miúdos e graúdos.